O Wegovy, medicamento para obesidade desenvolvido pela farmacêutica Novo Nordisk, pode melhorar sintomas da osteoartrite, também chamada de artrose. Descoberta é de novo estudo publicado no fim de outubro no periódico New England Journal of Medicine, que mostrou que o remédio pode ter impacto positivo no tratamento da obesidade em pacientes com dor no joelho.

A pesquisa foi realizada com 407 adultos em 11 países, totalizando 61 centros de investigação. O trabalho demonstrou que o medicamento não somente ajudou na perda de peso, mas também aliviou as dores de joelho associados à osteoartrite e melhorou a função física dos pacientes.

“Esse é um resultado importante, que mostra que o tratamento medicamentoso da obesidade pode trazer outros benefícios para além da perda de peso, como a redução de dores articulares e a proteção cardiovascular, como já apontado por outros estudos”, explica Priscilla Mattar, vice-presidente da área médica da Novo Nordisk.

A osteoartrite, ou artrose, é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem das articulações, como os joelhos, e por alterações ósseas. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, essa é a doença mais frequente entre as condições consideradas reumáticas, representando cerca de 30% a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia.

Entre as causas mais comuns são desfeitos nas articulações e alterações no metabolismo. No entanto, no caso de artroses nos membros inferiores, principalmente no joelho, a obesidade é um fator de risco, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Por isso, a perda de peso é fundamental para diminuir os sintomas.

Já o Wegovy é um medicamento à base de semaglutida, o mesmo componente do Ozempic, caneta injetável para o tratamento de diabetes tipo 2. Essa substância é análogo do hormônio GLP-1 e atua diretamente na secreção de insulina pelo pâncreas, ajudando a regular o nível de glicemia. Além disso, a molécula ajuda a retardar o esvaziamento gástrico, promovendo sensação de saciedade prolongada e regulando o apetite, levando ao emagrecimento.

Segundo o novo estudo, a semaglutida 2,4 mg (dose máxima do Wegovy) reduziu significativamente o peso dos participantes após 68 semanas — uma média de 13,7% de perda de peso em comparação a 3,2% do obtido com placebo.

Além disso, houve uma redução importante nas dores no joelho. Isso foi medido através do índice WOMAC, um questionário que avalia a dor, rigidez e função física de pacientes com osteoartrite de joelho ou quadril. Segundo o estudo, a pontuação nesse questionário caiu de 41,7 pontos com a semaglutida, contra 27,5 com o placebo.

O trabalho aponta, ainda, que os pacientes que utilizaram semaglutida diminuíram o uso de medicamentos analgésicos para dor e experimentaram uma melhora significativa na capacidade física, permitindo-lhes movimentar-se com mais facilidade e sentir menor dor ao realizar atividades do dia a dia.

“Estamos falando da recuperação do movimento em pacientes que anteriormente sofriam com dores que poderiam limitar sua capacidade de praticar atividade física, algo fundamental para a manutenção de uma vida saudável”, destaca Mattar.

No dia 10 de outubro, o Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) adotou uma opinião positiva para atualização do rótulo do Wegovy na União Europeia, incorporando dados do estudo sobre o uso do medicamento para aliviar dor relacionada à artrose no joelho.

Ozempic e Wegovy podem reduzir risco de câncer, segundo estudo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *