Em entrevista à CNN, o deputado Rodrigo Valadares (União-SE), relator do Projeto de Lei da Anistia, revelou que a votação do texto deverá ganhar força após as eleições municipais.

Segundo o parlamentar, líderes ligados ao centro e centro-esquerda expressaram preferência por tratar do tema após o pleito.

“Acredito realmente que após as eleições o tema irá avançar com mais força”, afirmou Valadares.

O relator ressaltou que havia uma expectativa de votar o projeto logo após a manifestação na Avenida Paulista durante o 7 de Setembro, que contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O tema da anistia foi um dos mais citados no protesto.

Valadares elogiou a atuação da presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputada Caroline de Toni (PL-SC), por seu apoio ao “trabalho hercúleo do relatório”.

Ele enfatizou que o projeto não é apenas uma demanda da oposição, mas “um clamor do povo brasileiro”.

Apesar do adiamento, o deputado mantém a confiança de que o Congresso Nacional “fará a sua parte” em relação ao PL da Anistia.

A expectativa é que, passado o período eleitoral, o tema possa ser discutido e votado com menos pressões políticas imediatas.

O Projeto de Lei da Anistia tem gerado debates acalorados no cenário político brasileiro, com defensores argumentando pela necessidade de pacificação nacional, enquanto críticos apontam riscos à responsabilização por atos antidemocráticos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *