Assim como em estações anteriores, a primavera também exige cuidados específicos com a pele. Quando se fala em skincare, é necessário ter em mente que a temperatura fica mais quente e úmida nesta época do ano.
Indo além da clássica limpeza facial com sabonete adequado e a proteção solar diária, o uso de hidrantes mais leves – em sérum ou gel – também são importantes.
À CNN, o dermatologista Victor Bechara, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professor de Cosmiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que o principal ponto de atenção nesta época do ano se dá pela hidratação.
“É preciso estar sempre reforçando a hidratação da pele, evitando, assim, se expor ao sol nos horários de pico, ou seja, entre 10h e 16h, usar filtro solar de largo espectro com FPS acima de 50 e PPD acima de um terço deste valor”, conta.
Em relação ao inverno, que chegou ao fim em 23 de setembro, a rotina pode ser mantida, atentando-se a pequenas alterações com o uso de hidratantes que, em geral, devem ser mais leves.
“Os mais pesados são indicados ao inverno, porém, podem ser utilizados em alguns casos em épocas do ano mais quentes, dependendo do paciente”, acrescenta.
Montando uma rotina de cuidados na primavera
- Limpeza de pele com sabonete ou espuma de limpeza;
- Antioxidantes com vitamina C, resveratrol, entre outros;
- Filtro solar de amplo espectro com FPS acima dos 50 e PPD acima de um terço deste valor;
- Séruns hidratantes com ácido hialurônico, niacinamida; entre outros;
Victor ainda reforça que o principal erro cometido na estação se dá pelo uso inadequado do filtro solar. “Ele deve ser usado diariamente, a cada três horas, mesmo em casa (por conta da luz indireta) e a luz visível. Filtro solar deve ter FPS acima de 50 e PPD acima de 15”.
“É importante lembrar que existem diferentes tipos de filtro solares, físicos, químicos ou mistos e, ainda, com cores que tem a função de proteger a pele da luz visível que mancha”, finaliza.
Benefícios para cabelo e pele? Mitos e verdades sobre colágeno