Mudanças no cálculo de reajuste anual do Fundo Constitucional ao Distrito Federal (FCDF) podem causar “imenso prejuízo”, avalia o secretário distrital de Segurança Pública, Sandro Avelar.
O governo do Distrito Federal tem feito uma força-tarefa junto ao Congresso para tentar impedir que o projeto de lei sobre o tema, que faz parte do pacote de corte de gastos do governo federal. O temor é com a possibilidade de diminuição de recursos.
“Estamos muito preocupados porque estamos nos esforçando muito para garantir a segurança da Esplanada dos Ministérios, a segurança das embaixadas”, disse à CNN o secretário, mencionando a realização de concursos e valorização das carreiras das forças de segurança.
Avelar também mencionou o reforço do trabalho de inteligência para “impedir que aconteça qualquer ato mais gravoso contra as autoridades que aqui estão, seja do Judiciário, Legislativo ou Executivo”.
“E, de repente, vem a notícia de que pode haver uma mudança no cálculo do Fundo Constitucional que pode impactar muito diretamente todo esforço que está sendo feito pelo Distrito Federal para garantir a segurança desses órgãos e dessas autoridades nacionais e internacionais”, comentou.
Nesta quarta-feira (4), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), teve uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tentar barrar a tramitação.