O ex-presidente Michel Temer afirmou, nesta segunda-feira (18), que não é “nada grave” o xingamento proferido pela primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, contra o empresário Elon Musk, mas que a fala “não foi útil”.
“Eu acho que não foi útil, mas também vamos compreender. […] Acho que é um momento de certa congregação social que a senhora primeira-dama estava fazendo. Acho que também isso liberou um pouco a sua linguagem, nada grave”, disse.
Janja discursava em uma palestra sobre combate à desinformação no CRIA G20, no Rio de Janeiro, no último sábado (16), quando um navio buzinou ao fundo e atrapalhou a fala dela.
“Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you, Elon Musk“, disse a primeira-dama.
De acordo com Temer, a ofensa não deve atrapalhar a relação do Brasil com os Estados Unidos, onde Musk foi nomeado pelo presidente eleito, Donald Trump, para chefiar o Departamento de Eficiência Governamental.
“Tenho certeza que isso não abalará as relações do Brasil com os Estados Unidos”, afirmou.
Resposta de Musk
O empresário respondeu ao xingamento nas redes sociais no próprio sábado (16).
“Eles vão perder a próxima eleição”, escreveu no X (antigo Twitter).
🤣🤣
They will lose the next election
— Elon Musk (@elonmusk) November 16, 2024
Repercussão
Após o xingamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marido de Janja, disse que “não temos que xingar ninguém”.
A oposição criticou a fala. O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) protocolou um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos a uma comissão da Câmara após essa ofensa.
A ofensa também repercutiu na imprensa internacional.