O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se encontrou com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, neste domingo (17), no Rio de Janeiro.

No encontro, os dois líderes conversaram sobre a situação no território palestino da Faixa da Gaza e assinaram um “documento de parceria estratégia” – sem mais detalhes -, segundo nota da Presidência da República.

Israel tem há dias realizado ataques contra Beirute, capital do Líbano, dizendo ter como alvos instalações e figuras de hierarquia do grupo radical islâmico Hezbollah, financiado pelo Irã e aliado do palestino Hamas.

As ações acontecem em paralelo à continuidade dos ataques em Gaza, onde militares israelenses combatem o Hamas enquanto seguem em busca de reféns sequestrados pelo grupo há mais de um ano, desde 7 de outubro de 2023.

Desde então, mais de 40 mil palestinos morreram. Na semana passada, um novo relatório da Human Rights Watch, organização global em defesa dos Direitos Humanos, acusou Israel de cometer crimes de guerra na região.

Encontro

Pelo lado brasileiro, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Silveira, e Margareth Menezes (Cultura), além do assessor especial Celso Amorim, também participaram da reunião.

No encontro, Lula e Al-Sisi falaram sobre possibilidades de “cooperação nas áreas industrial, de defesa e também cultural, com intercâmbio de peças históricas para museus brasileiros”, segundo o Palácio do Planalto.

Lula convidou o líder estrangeiro para visitar o Brasil em 2025 junto a uma comitiva de empresários.

Al-Sisi veio ao Rio para participar da Cúpula de Líderes do G20, a ser realizada nesta segunda (18) e na terça-feira (19).

O Egito foi um dos países convidados pelo Brasil para o G20. Os egípcios também estiveram na cúpula de 2023, na Índia.

Na cúpula, o presidente do Egito deve abordar a questão palestina em discursos e em encontros com outros líderes.

O país manifesta preocupação com as ações de Israel nos territórios palestinos – Faixa de Gaza e Cisjordânia – e no Líbano, e quer se colocar como um mediador para os conflitos no Oriente Médio.

Reuniões

Essa foi a nona das reuniões bilaterais entre Lula e chefes de Estado que estavam previstas para este domingo. Antes, Lula se encontrou com:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *