O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse, nesta segunda-feira (28), que “a grande vitoriosa” das eleições municipais deste ano foi a reeleição.

“Teve um tsunami de reeleição no país. Foi 82% a taxa de reeleição no país. É a maior taxa da história de reeleição. O que tinha chegado mais próximo disso foi durante a pandemia, 20 pontos percentuais a menos”, apontou.

A declaração foi dada após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada. Segundo o ministro, o encontro serviu para fazer um balanço do pleito de domingo (27).

Padilha falou sobre o desempenho do PT. De acordo com ele, o partido precisa fazer “uma avaliação profunda” do debate envolvendo as eleições municipais. A legenda elegeu um único prefeito em capitais, em Fortaleza (CE).

“Ainda tem um esforço de recuperação e eu acho que o PT vai fazer uma avaliação sobre isso, certamente sobre esse resultado, como voltar a ser um partido com mais protagonismo, sobretudo nas grandes cidades, nas médias cidades”, completou.

Questionado sobre o impacto deste desempenho nas eleições de 2026, o ministrou amenizou. “Se a eleição municipal tivesse algum impacto sobre a eleição presidencial, o presidente Lula nunca tinha sido eleito presidente da República, nem o PT nunca teria sido o partido que desde 89 ou ganha ou estava no segundo turno das eleições presidenciais”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *