A 58ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW) chegou ao fim nesta segunda-feira (21), apresentando uma série de tendências de beleza que devem influenciar o verão 2025.

Peles cada vez mais hidratadas, com a proposta de ressaltar a naturalidade, sem abrir mão do toque sofisticado e criativo, é uma das apostas para a estação mais quente do ano. Além disso, iluminadores coloridos — que vão da região das bochechas às têmporas — também devem compor os futuros visuais.

Do glow ao frescor, passando por diferentes figuras geométricas nos olhos, a CNN reuniu abaixo os estilos que saíram diretamente do backstage da principal semana de moda da América Latina e que prometem arrematar as produções nos próximos meses.

Pele viçosa e iluminada de Gustavo Silvestre

Para apresentar seus 40 looks com o exclusivo “tecido de crochê”, feito à mão, o estilista Gustavo Silvestre, nome por trás do projeto Ponto Firme, escalou o maquiador Lavoisier para investir na hidratação intensa e muita pontualidade na correção, usando o cosmético apenas onde se fez necessário.

“Os olhos ganharam um brilho especial em tom rosa claro, que iluminou sutilmente o olhar. Já nos lábios, o nude adicionou um toque de sofisticação com brilho das partículas de ouro”, contou.

Segundo ele, a ideia foi trazer um respiro, com acabamento natural. “Um truque para alcançar a estética são os pontos de luz estratégicos, principalmente nas têmporas e na ponta do nariz”, acrescentou.

Backstage de beleza Gustavo Silvestre na SPFW N58
Backstage de beleza Gustavo Silvestre na SPFW N58 • Divulgação/wnzg܂pro

Formas geométricas de Catarina Mina

Explorando a beleza solar, que remete à feminilidade forte e atual, a maquiadora Jana Moraes, entregou a luminosidade saudável na coleção “Herdeiras do Futuro”, batizada pela estilista Celina Hissa. Na passarela, em que o crochê era elemento principal, os lábios acompanhavam dois acabamentos contrastantes – um dourado suave e outro vermelho vibrante. Ambos, no entanto, com muito brilho.

Por sua vez, os olhos ganharam formas geográficas e efeito glossier bem moderno. “Vermelho, dourado e prateado foram tons-chave, acompanhados pelos terrosos que se equilibraram dando uma base quente ao aspecto brilhoso. A beleza foi pensada para refletir a essência artesanal da coleção, com cintilância que lembram um rastro de estrelas”, explicou.

Backstage de beleza Catarina Mina na SPFW N58
Backstage de beleza Catarina Mina na SPFW N58 • Divulgação

Efeito degradê e gloss como iluminador de SAU Swin

Incorporando toda a complexidade das vivências femininas – insight proposto pela dupla criativa Marina Bitu e Yasmin Nobre na nova coleção da marca – a maquiadora Laura La Laina teve o renascimento, a autenticidade e a força da mulher contemporânea como pontapé inicial preparar a beleza do casting.

Rosa, vermelho e vinho dominaram a estética, criando assim uma espécie de degradê ao longo do desfile. “O destaque principal foi o uso do gloss como iluminador, uma técnica que trouxe um brilho extra à maquiagem. Além disso, o foco no corretivo mais do que na base, para corrigir sombras e realçar a beleza natural da pele, foi outro truque valorizado”, disse.

Backstage de beleza SAU Swin na SPFW N58
Backstage de beleza SAU Swin na SPFW N58 • Divulgação

Grafismo dourado de Apartamento 03

Para a coleção “Grão”, que celebrou o café enquanto reverenciava o legado daqueles que vieram antes de nós, o artista de beleza William Cruzes disse ter se debruçado diante dos pontos de conexão com a ancestralidade, a comunidade e negritude.

“Eu quis trazer um pouco desses aspectos para os cabelos, que chega com muita informação de textura e de comprimento”, entregou.

Quando o assunto é maquiagem, a leveza se fez presente. “Alguns olhos vêm com grafismo dourado para trazer essa ideia de como olhamos para o futuro, que é a nossa maior riqueza. A pele cada vez mais natural é a grande bola da vez, junto de uma boca bem hidratada e, claro, do protetor solar”, adicionou.

Backstage de beleza Apartamento 03 na SPFW N58
Backstage de beleza Apartamento 03 na SPFW N58 • Divulgação

Blush cremoso de Sou de Algodão

Seguindo a estética de “Manualidades”, coleção apresentada pelo movimento Sou de Algodão, que levou à passarela o conceito criativo de 12 estilistas nacionais, a maquiadora Vanessa Rozan também definiu o mood mais luminoso e viçoso.

“Aqui a gente tem blush cremoso e iluminador líquido, com pouca correção, usando poucos produtos, realçando a beleza a individualidade cada modelo do casting”.

Backstage de beleza Sou de Algodão na SPFW N58
Backstage de beleza Sou de Algodão na SPFW N58 • Divulgação/Sou de Algodão

A artista aproveitou para explicar, em conversa com a CNN, que essa tendência de brilho em uma pele hidratada e bem cuidada, não é à toa. Aliás, o visual surge como consequência de um mercado de skincare em ascensão. “Há mais pessoas falando mais sobre os cuidados de pele, então acho que tudo está conectado”.

“E eu ainda vejo algo muito interessante no radar que são os metálicos. O dourado, o prateado, isso desde a semana de moda de Paris, que acompanhei ali de perto, e vejo chegando aqui muito presente. Além disso, também temos uma atenção para os cílios coloridos, com bastante informação ao redor dos olhos, delineadores pretos em formatos diferentes”, finalizou.

E mais – veja outros destaques de beleza na SPFW N58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *