A Forças Armadas começam nesta quinta-feira (14) a atuar na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para a Cúpula de Líderes do G20, que ocorre entre os dias 18 e 19 de novembro o Rio de Janeiro.

Autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última sexta-feira (8), a operação terá duração até o dia 21 de novembro.

O decreto de Lula prevê a presença de 7 mil militares do exército e 95 agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), que farão ações de policiamento ostensivo e preventivo no evento, nos locais das conferências e no centro da cidade.

O uso das Forças Armadas é previsto para substituir policiais e outros agentes de segurança em situações de grave “perturbação da ordem”. O objetivo é proteger a população e garantir o funcionamento adequado das instituições.

O emprego das Forças Armadas ocorrerá junto com o Ministério da Justiça e em coordenação com outros órgãos de segurança pública.

As áreas de ação da GLO serão:

  • Perímetro externo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, da Marina da Glória e do Monumento a Estácio de Sá;
  • Locais de hospedagem das delegações dos chefes de Estado;
  • Vias de ida e volta das comitivas, entre os locais de hospedagem e o Museu de Arte Moderna, compreendidas as vias da zona sul e da zona oeste utilizadas no percurso;
  • Vias de chegada e saída entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim e os locais de hospedagem, compreendidas a extensão da Rodovia Governador Carlos Lacerda (Linha Amarela), da Via Expressa Presidente João Goulart (Linha Vermelha) e das demais vias da zona sul e da zona oeste utilizadas no percurso;
  • Perímetro externo do Aeroporto Internacional Tom Jobim, incluídos os terminais de embarque e desembarque de passageiros, a Avenida 20 de Janeiro e a Estrada do Galeão, desde o Hospital da Força Aérea do Galeão até o entroncamento com a Linha Vermelha, e da Linha Vermelha até o seu cruzamento com a Linha Amarela;
  • Águas jurisdicionais brasileiras de interesse da Cúpula de Líderes do G20, incluídas as águas interiores, em articulação com a Polícia Federal.

G20 no Brasil

O G20 é uma organização internacional que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e a União Africana, que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global.

Segundo o governo federal, além das delegações dos 21 membros da cúpula, outras 56 delegações devem participar do evento. Entre os confirmados, há 40 chefes de Estado e governo ou dirigentes máximos de organizações internacionais.

*Com informações de Letícia Martins, em colaboração para a CNN, em São Paulo 

O que muda com a decisão do STF sobre CLT para servidor público?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *