O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou à CNN que a discussão em torno da retomada, ou não, do horário de verão no país será decidida na próxima terça-feira (15).

A afirmação ocorreu nesta sexta-feira (11), em entrevista após o Fórum Esfera, que acontece em Roma. De acordo com o ministro, a decisão deve ser tomada “com segurança e equilíbrio”, especialmente por ser uma “política transversal” e que demanda planejamento de alguns setores.

“Eu fui o mais cuidadoso nessa questão porque não é só uma questão energética. Ela tem uma transversalidade na vida das pessoas”, afirmou.

No entanto, mesmo que a decisão seja tomada ainda neste ano, Silveira diz que pretende implementar o horário somente a partir de 2025, a menos que haja uma situação excepcional.

“Eu sempre digo que nós só faremos este ano se for realmente imprescindível. Se não, a gente esperará o período hídrico que começa agora em dezembro e avaliará para o ano que vem, já que esse ano a gente vive a pior crise hídrica dos últimos 74 anos, conforme índices medidos pelo Cemaden, do Ministério da Ciência e Tecnologia”, complementou.

O objetivo do governo ao querer implementar de volta o horário de verão, é economizar energia e otimizar a geração pelas fontes solar e eólica, o que diminuiria a dependência de usinas hidrelétricas durante horários de pico.

“É uma política pública muitas vezes necessária, não é uma política pública do Brasil, é do mundo inteiro, inclusive em países desenvolvidos”, ressaltou Silveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *