Em entrevista à CNN Internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que fica “feliz” com o discurso de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos (EUA) sobre acabar com a guerra.

A declaração de Lula foi feita dias depois Trump prometer, durante um discurso a apoiadores, acabar com as guerras que estão ocorrendo no mundo. O norte-americano também afirmou que o momento é de “deixar as divisões dos últimos quatro anos para trás”.

“Fico muito feliz quando você diz que, se confiar no discurso de Trump, ele vai acabar com a guerra. Eu acho que é importante. Acho que é importante acabar com a guerra porque precisamos de paz. O mundo precisa de paz, viver em paz e paz para crescer economicamente”, disse o presidente brasileiro.

Trump foi eleito pra o segundo mandato como presidente dos Estados Unidos na quarta-feira (6). O republicano voltará à Casa Branca após quatro anos. Ele derrotou a vice-presidente Kamala Harris, do partido Democrata.

Logo na manhã de quarta, o presidente Lula publicou uma mensagem em suas redes sociais parabenizando Trump pela vitória contra a democrata Kamala Harris.

Rússia x Ucrânia

Lula também foi questionado as falas do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre o Brasil estar “supostamente” do lado da Rússia no conflito entre os dois países. “Nós fomos um dos primeiros países a criticar a Rússia. E nós dizemos à Rússia que não era correta a ocupação da Ucrânia ou de qualquer outro país”, disse Lula.

O presidente brasileiro também disse que se recusou a enviar armas para a Ucrânia. “Eu disse não, não quero que ninguém na Rússia ou não Ucrânia seja morto por balas brasileiras”.

Lula repetiu que, apesar da tentativa brasileira de se posicionar como um conciliador diante da guerra, os líderes da Rússia e da Ucrânia “não querem conversar sobre paz”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *