A modelo gaúcha Talita Hartmann, 27, foi uma das vencedoras na categoria melhor traje típico no Miss Grand International 2024, que tem sua grande final realizada na manhã desta sexta-feira (25), na Tailândia, com transmissão ao vivo no canal oficial do YouTube.
Inspirada pela artista modernista Tarsila do Amaral, a brasileira destacou a importância de representar a força nacional no palco. “Cada detalhe foi cuidadosamente elaborado para refletir nossa rica história, cultura e coragem. Tarsila é a personificação da força e da determinação”, contou ela.
“Tarsila é a personificação da força e da determinação. Com este traje, busquei representar a garra e a resiliência da mulher brasileira no concurso. Estive plenamente comprometida em trazer a coroa para o nosso país, mostrando ao mundo a beleza e a potência da mulher brasileira, que nunca desiste dos seus sonhos”, acrescentou.
Por dentro do figurino de Talita Hartmann
A criação foi assinada por Bruno Oliveira, renomado figurinista que já desenvolveu looks para nomes como Claudia Raia, Paolla Oliveira, Ana Hickmann e outras mulheres que já foram coroadas Miss Brasil – como Priscila Machado e Maria Brechane.
“Criar um traje inspirado em Tarsila do Amaral foi uma grande responsabilidade, pois ela é uma verdadeira embaixadora da cultura brasileira. O desafio foi incorporar a ousadia e as cores vibrantes de sua obra, trazendo uma interpretação inovadora e, ao mesmo tempo, fiel à essência brasileira”, explicou ele em comunicado à imprensa.
Reconhecida como uma das maiores artistas do modernismo brasileiro, Tarsila foi responsável por transformar a cena artística ao mesclar influências europeias com elementos nativos do Brasil. Sua obra foi marcada por cores vibrantes e formas ousadas que retrataram tanto o Brasil rural quanto o urbano.
Ao tê-la como tema principal, a equipe criativa do traje típico celebrou a cultura brasileira de maneira autêntica e impactante, transmitindo ao mundo a riqueza e diversidade do país.
O uso da moda como forma de comunicação cultural permitiu que, além da homenagem à artista, Talita reforçasse a identidade e as tradições brasileiras no cenário global.
“Trazer a força de Tarsila para este momento foi também uma forma de promover a essência da brasilidade no palco do Miss Grand International. Tarsila foi uma mulher à frente de seu tempo, que, através da arte, desafiou convenções e revelou ao mundo um Brasil inovador, autêntico e genuíno”, garantiu Talita.
“Ao me inspirar nela, quis não apenas honrar sua memória, mas também reforçar o espírito ousado e criativo que define o nosso país. Que essa energia me tenha acompanhado na missão de conquistar a coroa e elevar ainda mais o nome do Brasil”, concluiu.
Evandro Hazzy, presidente do Miss Grand Brasil, também elogiou o efeito especial do look. “Pela primeira vez, uma miss apresentou algo desse gênero na competição. Talita tem uma profunda admiração por Tarsila do Amaral e se sente conectada com a força e trajetória da artista, valores que ela desejou transmitir ao longo do evento”.