Um novo levantamento mostra que 87,5% dos consumidores brasileiros preferem comprar roupas de marcas que adotam práticas sustentáveis. O estudo foi feito pela Koin, fintech especializada em “Buy Now, Pay Later” (BNPL), uma modalidade alternativa de pagamentos parcelados, com 200 consumidores em todo o Brasil.

O trabalho mostrou que os principais fatores que influenciam na escolha dos consumidores por uma marca de moda sustentável incluem o tecido (31,1%), a origem dos materiais (18,6%), a forma de produção (12,4%), o apoio a causas sociais e ambientais (11,2%) e práticas de reciclagem e logística reversa (4,3%). O atendimento ao cliente também foi um dos fatores mais citados (22,4%).

Além da preocupação com a compra de itens mais sustentáveis, os consumidores também estão preocupados em relação ao descarte adequado de roupas. Segundo a pesquisa, 89,1% dos entrevistados afirmam doar peças que não usam mais. A prática contribui para a economia circular, promovendo a reutilização e o prolongamento da vida útil dos produtos.

“A pesquisa deixa claro que os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto ao impacto das suas escolhas. As marcas que adotam práticas sustentáveis estão à frente na preferência das pessoas”, afirma Juana Angelin, Chief Operating Officer da Koin, em comunicado à imprensa.

O que é moda sustentável?

O termo “moda sustentável” diz respeito a uma abordagem mais responsável para fabricar e consumir roupas, visando pouco ou nenhum dano ao planeta. Isso inclui pensar em soluções mais responsáveis para todo o ciclo de vida de uma roupa, incluindo a redução de resíduos têxteis, do descarte de peças e da exploração de mão de obra barata.

O conceito também faz referência ao tempo de vida das roupas, prezando por materiais reciclados e itens de qualidade. Saiba mais sobre “moda sustável” aqui.

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